sábado, 20 de outubro de 2012

Falsidades na internet

Enviei e-mail à Dra. Sandra Maia Farias Vasconcelos para confirmar a falsidade da mensagem que usa seu nome como “nova mãe” de Ashley Flores. Este é um procedimento normal e muito simples para conferir na fonte a veracidade das notícias que circulam na internet. 
Pronta e gentilmente obtive a resposta, confirmando a nova versão dessa brincadeira de mau gosto. Desta vez a mensagem vem com ampla informação da Dra. Sandra, que, aos menos avisados, pode parecer comprovação de autenticidade, mas não passa de cópia do seu currículo na página do CNPq (Plataforma Lattes), que é público e acessível a qualquer pessoa.

O amigo que me encaminhou a mensagem falsa diz: “Sei lá; na dúvida ... O encaminhante é meu conhecido desde há muito. Na dúvida, auxilie-se aos necessitados dela.”  Este é o procedimento do “lava mãos” muito mais pernicioso do que a omissão. Simplesmente transfere-se a responsabilidade para o “encaminhante”, o que parece mais fácil e cômodo para quem deseja aliviar a consciência, enganando-se que quanto à utilidade da sua ação. É exatamente isso que esperam os irresponsáveis que se ocupam de tais fraudes.

As pessoas andam tão atarefadas que não se dignam a gastar uns 5 minutinhos do seu tempo para verificar se o que está encaminhando tem fundamento. Até é compreensível que não se tenha tempo a perder. Mas isso não justifica que, por falta de tempo, divulguemos a mentira porque não podemos autenticar as informações recebidas.
Então, digo e repito: 
Na dúvida, não encaminhe!

Clique no nome Fernanda Kokovic Fernandes para ver seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Mesmo os pensamentos divergentes serão liberados para publicação, mas é imprescindível que se utilize linguagem adequada, educada e respeitosa, sem ofensas pessoais e/ou institucionais.