quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DESMILITARIZAÇÃO - TEMA POLÊMICO NO CONASP

 CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SE LEGITIMA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DA DIVERSIDADE, TEMAS POLÊMICOS E DE PROFUNDIDADE  DA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA.

Os temas mais polêmicos produzidos pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública têm e terão espaços de debate, discussão e aprofundamento no Conselho Nacional de Segurança Pública.
Foi o que ficou evidente, nesta última sexta-feira, dia 02 de agosto de 2012, inclusive se tornando mais um marco na história do CONASP, como legitimação de espaço de aprofundamento da discussão da segurança pública brasileira, quando realiza também, suas Audiências Públicas.



Um dos temas mais votados na 1ª CONSEG, a Desmilitarização, pauta da audiência Pública do CONASP, foi bastante concorrida, com o Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça completamente lotado.
Todos os presentes ávidos pelo ineditismo do debate no Conselho Nacional de Segurança Pública, contou com as presenças de especialistas da segurança pública de quase todo o país.
Representantes das cinco Regiões do nosso país se fizeram presente.
Audiência Pública foi presidida por Almir Laureano, Vice-Presidente deste Conselho, substituindo a Presidente Dra. Regina Miki, que se encontrava em viagem de trabalho pelo MJ, em conjunto com a Secretaria Executiva, representado pela Dra. Suelen Sales.

Após a contextualização efetivada pelo Conselheiro Heder Martins, representante da ANASPRA, começou as exposições com alto nível de conhecimento por parte dos palestrantes e debatedores. A primeira mesa de trabalho pela manhã, contou com as participações dos sociólogos Benedito Mariano (Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo-SP), Luiz Eduardo Soares (Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública do MJ e Ex-Secretário de Segurança do RJ).

A tarde, a segunda e última mesa de trabalho com o mesmo nível da primeira, agora com posições mais divergentes, contou com as presenças dos palestrantes e debatedores, o Coronel Marlon Teza (Presidente da FENEME), do Coronel Eumar Novacki, (Chefe de Gabinete do Senador Blairo Maggi) e do Jornalista e Consultor Marcos Rolim (com dois mandatos, um com Deputado Estadual e outro com Deputado Federal pelo PT).
O sucesso da Audiência foi devido também, a brilhante plateia altamente participativa, cheia de especialistas em segurança pública, que promoveram um debate cheio de convergências e divergências sobre a Desmilitarização, demonstrando com muita categoria, que se é possível sim, discutir temas polêmicos, dentro de um clima de respeito á diversidade e com isso, permitindo á construção de novos paradigmas na segurança pública brasileira.
Todos os expositores, debatedores, plateia, discutiram o atual modelo de “polícia”.
O Ciclo Completo de Polícia. Alteração do Art. 144 da Constituição Federal. Polícia Única dos Estados (PEC 102/10,  também foram abordados por todos.

O CONASP se consolida com espaço legitimado para tratar de todos os temas da segurança pública brasileira, seja polêmico ou não, nesta audiência pública, que foi a primeira, não esgotou o assunto,  não foi conclusiva, no entanto ficou evidente que foi mais um passo importante e significativo na nossa cidadania participativa, visando cada vez mais, consolidar  o Estado Democrático de Direito em nossa Nação.
ATENÇÃO!!!!!  è  Foi aprovado pela Plenária do CONASP o tema da 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública (2ª CONSEG), prevista para agosto de 2013 e Consultas Públicas a partir de setembro a novembro de 2012.
“Segurança Pública: direito humano fundamental”
Em breve mais notícias.
Paz Pela Paz
Almir Laureano
Rede Desarma Brasil
Movpaz
Grande Oriente do Brasil
83-9947.0357 e 8747.8598




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Mesmo os pensamentos divergentes serão liberados para publicação, mas é imprescindível que se utilize linguagem adequada, educada e respeitosa, sem ofensas pessoais e/ou institucionais.