quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A incrível sinceridade de um sacerdote do deus Mercado

Impressionante!!!!
O que há de diferente de um cara desses para um servidor da máfia? O que há de diferença entre seus chefes e os das grandes máfias?  Sinto náuseas!!!!
              Nevo - João Pessoa PB
(Colaboração de Carlos Antonio Fragoso Guimarães)
A entrevista dada por um operador de mercados, Alessio Rastani, do banco Goldman Sachs, na BBC, em Londres, nesta última segunda-feita, repercutiu no mundo inteiro. Ele, talvez num frêmito fugaz de empolgação, dor de consciência e arrogância, teve o bom senso de ser sincero - coisa rara nos meios especultivos financeiros, onde a informação correta é instrumento de manipulação para imensos ganhos, especialmente as referentes à especulação prejudicial à economina de milhões para o ganho de uma minoria.

O que ele disse? Em poucas palavras, o que pensam os grandes mega-especuladores e bancos operadores: que que sonha com uma recessão mundial para ganhar muito mais dinheiro:
"Sonho com esse momento (de declínio econômico) há três anos. Vou confessar: sonho diariamente com uma nova recessão. Se você tem o plano certo, pode fazer muito dinheiro com isso", declarou Alessio Rastani, que trabalha para o poderoso banco Glodman Sachs

Ao ser indagado sobre o que faria o mercado confiar nos planos costurados para salvar economias em perigo, como a da Grécia, Espanha, Itália e Portugal, Rastani disse que, como operador da especulativa Goldman Sachs, não se importa nem um pouco no sucesso destes planos:
“Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso”.
“Os governos não controlam o mundo. O (banco) Goldman Sachs controla o mundo. O Goldman Sachs não liga para esse resgate, nem os grandes fundos.”
“Estou confiante que esse plano (de recuperação da Grécia) não vai funcionar, independentemente de quanto dinheiro (os governos) puserem. O euro vai desabar”
“Em menos de 12 meses, ativos ( dinheiro, economias) de milhões de pessoas vão desaparecer”.

Ainda que a entrevista aponte as afirmações de um só indíviduo, ela reflete e mostra que o funcionamento dos mercados financeiros, tão glorificado pelas empresas mdiáticas, como a a Globo e a Band, não agem pensando o crescimento econômico nem tampouco o bem-estar social.

Segundo Rastani, "qualquer um pode fazer dinheiro" com a crise, agindo no mercado de hedge e investindo em títulos de Tesouro. Isso se torna relativamente fácil, pois "Os mercados estão sendo governados pelo medo."
A entrevistadora da BBC, Martini Croxall espantada, agradeceu a sinceridade do entrevistado e ainda fez uma última pergunta cuja resposta de Rastani bem mostra a frieza nazista do mercado:
- "Agradecemos sua sinceridade, mas (a atitude dos mercados) não nos ajuda muito, não?"
A resposta de Rastani foi:
- "Essa crise é como um câncer. Se esperarmos, vai ser tarde demais. O que digo para as pessoas é: preparem-se. Não pensem que o governo vai consertar. Quero ajudar as pessoas, elas precisam aprender a fazer dinheiro com isso. Primeiro, protegendo seus ativos. Em menos de 12 meses, ativos de milhões de pessoas vão desaparecer".

Mirian Leitão, William Waack e Joelmir Beting não comentarão estas afirmações...
Publicado em

2 comentários:

  1. MEU IRMÃO! ISSO TE ESCANDALIZA?
    Eu já aprendi que as soluções para as dificuldades da humanidade passam pela evolução moral do homem.
    Não tem regime politico,financeiro ou religioso que possa se apresentar como "SALVADOR", hoje, pelo simples fato de que o MAL MAIOR é a imperfeição do homem.
    O capitalismo poderia dar certo se os habitantes do planeta não fossem tão gananciosos e se a verdadeira justiça acontecesse, dando aos diferentes, o diferente, (A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS- Cristo).
    O socialismo-comunismo, poderia dar certo se o homem alcancasse a plenitude espiritual e se contentasse com o necessário para si e o estado, gerido pelo homem, fosse justo. Vemos os fracassos de um de outro, fruto da avidez de ganho de espíritos ainda atrasados, despreparados para colocar em prática ensinamentos que estão em todas as religiões contemporâneas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Amilton! O escândalo é necessário! Fico escandalizado, sim! Considero que a passividade é a pior postura diante das injustiças. Precisamos nos indignar na tentativa de abrir os olhos dos que conspiram para acumular riquezas em detrimento da grande maioria, pois desta forma creio que privilegiamos a mobilização pacífica para evitar conflitos sangrentos. Não sou conformista! Embora acredite realmente que "cada um recebe segundo suas obras", não acredito em evolução sem obra nenhuma!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Mesmo os pensamentos divergentes serão liberados para publicação, mas é imprescindível que se utilize linguagem adequada, educada e respeitosa, sem ofensas pessoais e/ou institucionais.