terça-feira, 29 de junho de 2010

SERÁ VERDADE?

Tenho procurado me empenhar para sensibilizar as pessoas a usar a internet de forma responsável. Muitas vezes já enviei mensagens a amigos e parentes muito queridos, cujo procedimento é irrefletido, alertando-os sobre a nossa responsabilidade no uso deste fabuloso recurso de comunicação. Meu slogan é "NA DÚVIDA, NÃO ENCAMINHE!". Esta é uma questão moral das mais graves porque se por um lado a omissão é inadmissível numa sociedade livre, por outro, a divulgação de falsidades ou distorções da verdade é vergonhoso e, em muitos casos, cruel e digno dos mais contundentes desvios de caráter. Então, é altamente conveniente que se faça uma pesquisa antes de encaminhar algo duvidoso, exceto, é claro, se for de forma pessoal e particular, com a sincera intenção de obter ajuda para descobrir a verdade.
Ontem publiquei um breve texto com o título "ESCLARECIMENTO" e simultaneamente escrevi para o Sr. Eymard Breda, que gentilmente respondeu: "Caro Néventon, não são necessários ajustes ── o texto é a fiel descrição dos fatos. Sinta-se à vontade para publicá-lo."
Assim sendo, transcrevo, na íntegra, sua manifestação, referindo-se à circulação na internet do texto enganoso "CONSELHEIROS DA PETROBRAS - SERÁ VERDADE?":
"Concordo que pelo menos uns 95% dos nossos "políticos" são mesmo uma camarilha só, cheios de maracutaias e expedientes para dilapidarem, o máximo que puderem, o erário público! Mas, infelizmente, sempre há aquelas pessoas que se aproveitam disso para espalhar informações enganosas e causar perturbação social...
O fato é que deturparam as informações contidas na Ata da Assembléia da Petrobras veja o texto original da ata
1)       Item IV: Foram reeleitos como membros do Conselho de Administração da Companhia, na forma do voto da União, com mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição, a Senhora Dilma Vana Rousseff, brasileira, natural da cidade de Belo Horizonte (MG), divorciada e economista e os Senhores Guido Mantega, brasileiro, natural de Gênova, Itália, casado e economista; Silas Rondeau Cavalcante Silva, brasileiro, natural da cidade de Barra da Corda (MA), casado e engenheiro; José Sergio Gabrielli de Azevedo, brasileiro, natural da cidade de Salvador (BA), divorciado e economista; Francisco Roberto de Albuquerque, brasileiro, natural da cidade de São Paulo, casado e General de Exército reformado; e Luciano Galvão Coutinho, brasileiro, natural da cidade de Recife (PE), divorciado e economista.
Foi ainda eleito como membro do Conselho de Administração da Companhia, na forma do voto da União, com mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição, o Senhor Sergio Franklin Quintella, brasileiro, natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), casado e engenheiro civil.
Ou seja, em primeiro lugar não são conselheiros financeiros, e sim conselheiros da administração. Em segundo lugar, o Franklin Martins não tem nada a ver com isso o Franklin mencionado é o tal do Sergio Franklin Quintella.
2)       Item VII: Pelo voto da maioria dos acionistas presentes, em conformidade com o voto da representante da União, foi aprovada a fixação da remuneração global a ser paga aos administradores da Petrobras em R$8.266.600,00 (oito milhões, duzentos e sessenta e seis mil e seiscentos reais), no período compreendido entre abril de 2009 e março de 2010, aí incluídos: honorários mensais, gratificação de férias, gratificação natalina (13º salário), participação nos lucros e resultados; passagens aéreas, previdência privada complementar, e auxílio moradia, nos termos do Decreto nº 3.255, de 19.11.1999, mantendo-se os honorários no mesmo valor nominal praticado no mês precedente à AGO de 2009, vedado expressamente o repasse aos respectivos honorários de quaisquer benefícios que, eventualmente, vierem a ser concedidos aos empregados da empresa, por ocasião da formalização do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT na sua respectiva data-base de 2009.
Ou seja, o valor não é só de honorários mensais, mas inclui várias outras coisas... E não é para os membros do Conselho de Administração, e sim para os administradores da Petrobras! No caso dos membros do Conselho de Administração, o mesmo Item VII declara, em outro trecho:
"Foi também aprovada a fixação dos honorários mensais dos membros do Conselho de Administração e dos titulares do Conselho Fiscal em um décimo do que, em média mensal, perceberem os membros da Diretoria Executiva, excluídos os valores relativos a: gratificação de férias, participação nos lucros e resultados, passagens aéreas, previdência privada complementar e auxílio moradia, bem como custear as despesas de locomoção e estada necessárias ao desempenho da função de conselheiro de administração".
Para ver o texto integral da ata, acesse o seguinte link:
EYMARD BREDA - CRQ 02300/276"


Néventon - João Pessoa - PB
     "O grande homem é o homem livre."
                         Confúcio (Kung-Fu-Tse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Mesmo os pensamentos divergentes serão liberados para publicação, mas é imprescindível que se utilize linguagem adequada, educada e respeitosa, sem ofensas pessoais e/ou institucionais.