sábado, 9 de junho de 2012

“LULA, o sebento falastrão,..."

Nossa campanha “Na dúvida não encaminhe” continua, na esperança de que possamos conquistar uma internet mais confiável. Parece, entretanto, que as pessoas pouco se importam com minhas respostas aos seus encaminhamentos ou com os protestos meus e de outros defensores da dignidade de tão valoroso meio de comunicação.

O título deste post bem ilustra o nível das "ilustres cabeças" que criam tais postagens.
Confio que possamos obter sucesso progressivo para na construção de confiabilidade no conteúdo da Internet.
Entretanto, isto só é possível com o empenho e a responsabilidade dos internautas. Primeiro, não devemos ficar constrangidos em simplesmente deletar as mensagens cujas informações não podemos atestar como verdadeiras. Segundo, precisamos zelar pela preservação e melhoria da própria credibilidade, com procedimentos simples e eficientes, tais como: editar a mensagem de forma que fique mais apresentável; procurar na fonte a procedência da informação; citar a(s) fonte(s), conferindo se o(s) link(s) funciona(m)
Ao colocar o endereçamento é conveniente usar a caixa Cco... para evitar a desnecessária proliferação dos e-mails, o que propicia o aumento de spam.
Hoje recebi uma mensagem com o título Fortuna do “Lulla: 2 bilhoes de dolares,!!!!!”. Um verdadeiro spam repassado por pessoas imprevidentes, que, talvez por ignorância ou má fé, não se importam com a verdade.
Dizia a citada mensagem: “LULA, o sebento falastrão, segundo a famosa Revista Americana FORBES, o PATRIMÕNIO dele já chega a 2 BILHÕES de DÓLARES, (aproximadamente 3 BILHÕES e DUZENTOS MILHÕES de REAIS).”
Muita ingenuidade, cruel má-fé ou alienada ignorância, divulgar tamanha estultice!
Primeiro, seria realmente de impressionar se Lula aparecesse realmente da citada revista; segundo uma mentira como essa é muito fácil de conferir: http://www.forbes.com/billionaires/list/
O mais incrível é que no e-mail estão citados os generais que governaram o país durante a ditadura militar como exemplos de honestidade e seus reduzidos patrimônios, compatíveis com seus salários. Posso até não duvidar da honestidade dos ex-Presidentes, mas não estou certo se a intenção dos signatários da mensagem era realmente destacá-los como pessoas honradas, pois se utilizam de informações notoriamente falsas.

6 comentários:

  1. Também recebi esta "notícia" pela net. Excelente suas considerações a este respeito. Há dezenas de sites na net usando esta "notícia" para criticar o ex-presidente, sem nenhum link para a Forbes. Inventam o que bem entendem para difamar. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Rafael!
      Fico muito contrariado com divulgações dessa natureza não porque possa macular a imagem de alguém, mas pelo menosprezo à ética e pelo descredito lançado sobre este fabuloso veículo que é a internet.
      Lula não precisa de defensor. Ele já construiu uma história de ser humano simples, homem identificado com o povo. Possui, como todos nós, inúmeros defeitos, mas seria injusto ignorar suas virtudes e o bem que ele fez ao país.
      Evidentemente que estamos longe de uma sociedade ideal, mas seria demasiado cruel cobrar de um governante a correção de coisas estabelecidas no decorrer de meio milênio.
      Abraços

      Excluir
    2. É verdade, realmente seria cruel cobrar a correção imediata de distorções seculares, bem como seria injusto ignorar o bem que seu governo fez ao país. Porém, pessoas que forjam uma mentira desse tipo e as que a propagam pela net sem verificar a veracidade não estão muito empenhadas na ética ou justiça. Não é a preferência política que está em questão aqui, mas confesso que fico aliviado ao ver que essas pessoas têm escolhas políticas diferentes das minhas. Abraço

      Excluir
  2. Entrei no site indicado acima. Naturalmente o nome de Lula não poderia ser citado pois o assunto tratado é 'The World's Billionaires Forbes 400 Richest Americans' - os bilionários AMERICANOS, e diria mais de Norte Americanos que se tornaram bilionários à custa do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo
    Em primeiro lugar devo dizer que não me agrada o anonimato e aproveito a oportunidade para pedir às pessoas que se dispuserem a deixar algum comentário, o façam identificando-se.
    Em segundo lugar, se o link não está correto, você deveria procurar na Forbes onde aparece o nome dele e colocar no seu comentário. Mas, voltei a acessar a citada revista e posso garantir que você está equivocado e talvez não tenha procurado no lugar correto: acesse o link http://www.forbes.com/billionaires/list/ e verá que lá aparecem nomes de gente de todo o mundo, inclusive brasileiros. Como afirmei antes, Lula não está na lista.

    ResponderExcluir
  4. Lula nunca esteve na lista da Forbes. É mais uma mentira, que com a repetição querem que ganhe ares de verdade, tática descoberta e usada pelos marqueteiros nazistas na 2ª Guerra Mundial. Isto não é jornalismo sério. Jornalista de verdade mostra a sua fonte.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Mesmo os pensamentos divergentes serão liberados para publicação, mas é imprescindível que se utilize linguagem adequada, educada e respeitosa, sem ofensas pessoais e/ou institucionais.